A todos os que me visitam

Quem vier por bem, será bem-vindo ao meu cantinho!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Faz hoje Um Ano!!!!

Ainda me lembro tão bem, estava a ponto de explodir de tanta ansiedade... depois de tão longa espera por um filho, iniciamos o nosso processo de adopção em 22/10/2003, em 29/03/2004 perdi o meu útero e com ele a esperança de termos um filho biológico, mas como nós adoramos crianças, nunca nos foi difícil optar pela adopção, embora nunca nos passou pela cabeça esperarmos tanto tempo...
Finalmente fomos conhecer o nosso filho, no dia 23/06/2010, depois do almoço:

- Era tão pequenino, o nosso filho... tão branquinho (quase transparente), com o cabelinho castanho claro liso e fininho, muito pestanudo e com um formato de olhos invulgar e escuros...
Recebeu-nos com grande euforia e braçinhos abertos e a gritar:

- Papá, papá, papá!!!!
Bem, o pai ficou logo apaixonado por ele... a mãe, devo confessar que não, era um bebé estranho, familiar para mim eram os meus sobrinhos, na altura com 3 e 5 anos, a quem eu muito amava...
Mas o nosso filho desde o início, que queria muito agradar-nos, desde os primeiros minutos, era até estranho ver como era desenrascado para a sua tenra idade, já comia e vestia-se sozinho, arrumava os brinquedos todos, assim que queria brincar com outro, embora não falasse nada perceptível, o seu vocabulário resumia-se a: papa, papá, óó e Gaça (Graça, nome de uma das funcionárias da instituição).
No segundo dia, fez uma grande birra, porque durante o nosso encontro a 3, avistou a Gaça logo no inicio do encontro e queria ir ter com ela, quando não podia ser...

No dia 28 de Junho, veio finalmente para casa e foram dias e momentos muito difíceis, para ele e para nós, pois o dormir e comer eram muito complicados e davam origem a enormes birras e no meio dessas birras, ele tentava morder-nos e até conseguiu por algumas vezes...
Foram dias em que dormíamos e comíamos todos muito mal, os nossos nervos andavam num frangalho... chorei muito e vomitei algumas vezes... tive que ligar algumas vezes para a instituição, a pedir indicações...

No início rejeitou a cama nova, pois costumava dormir num berço, fomos pedir um berço emprestado em madeira parecido com o que ele estava habituado, mas ele não quis saber desse, tivemos que retirá-lo e devolver aos donos.

Foram nesses primeiros dias, em casa, que eu penso que a nossa relação de mãe - filho nasceu e eu apaixonei-me perdidamente pelo meu filho, comecei a adorar tocar na sua pele e cabelo tão macios, a identificar o seu cheiro, a querer protege-lo de tudo e todos, a adorar vê-lo a dormir e todas as sua gracinhas, começaram os atritos com o meu marido, por causa da educação do nosso filho, onde ele acusava-me de ser muito permissiva e mãe-galinha... não foi fácil...

Hoje, passado 1 ano, posso dizer que vivemos para o nosso filho, ele é tudo para nós, nem conseguimos imaginar a nossa vida sem ele!!!
Todos fizemos grandes progressos, vencemos alguns obstáculos, foram aparecendo outros novos!
O pai aprendeu a ceder um pouco, nas coisas mais simples, eu a não me intrometer, quando o pai é rígido com ele, em alturas que tem mesmo que ser assim... e o nosso menino a perceber que há limites para tudo e que os pais adoram-no e penso que ele a nós!!

O nosso filho está completamente integrado na família e infantário, é uma criança muito alegre, simpática, sociável e doce, muito doce e meigo!!!
Ainda faz uma valentes birras, já não tão frequentes, mas é uma criança persistente, esperamos que se torne útil mais tarde, para quando quiser atingir determinados objectivos positivos...

No dia 2 deste mês, finalmente, passou a ter os nossos apelidos  e filiação no novo Assento de Nascimento!!!

Como qualquer criança, da sua idade, adora ver fotos e questiona-me onde está o Ião (João), naquelas de festas e saídas em família, anteriores à sua vinda... digo-lhe que a mãe ainda não o tinha e olha  para mim com estranheza... um dia mais tarde irá perceber!
Nas fotos dele, na instituição, indentifica-se muito bem, mas parece que esqueceu-se dos nomes e pessoas que conhecia lá, a memória nessa idade é curta...

Hoje vamos comemorar este 1º ano e aproveitar ao máximo este dia para nós tão importante, ainda por cima calhou num feriado!!



Sejam felizes, que a vida é tão curta!!!!
Beijinhos a todos
Ana Dias


25 comentários:

  1. Parabéns, minha kida, por esta data tão importante para vocês. A espera foi longa mas sem duvida compensadora, é o que penso todos os dias quando olho para o meu Eduardo... Identifico-me em muitas das coisas que escreves aqui, é preciso q se saiba que n é um mar de rosas e q n nos apaixonamos logo à 1ª vista pelas crianças. Mas eles conquistam-nos com o seu carinho, com o seu amor, com a sua inocência. Eu tb digo sp q os 1ºs tempos n foram fáceis mas acho q as pessoas só querem ouvir contos cor-de-rosa... O importante é que neste momento vocês s uma linda familia de 3 elementos e desejo do fundo do coração, que sejam feliz por muitos e longos anos!!!!

    Ah, e eles vão saber mais cedo ou mais tarde q s adoptados, mta gente me pergunta se vou contar e eu digo q claro q sim, em que idade? Tudo depende da curiosidade e perguntas que venha a fazer... Se tenho medo de ele querer procurar os pais biológicos? N, n tenho, se o fizer está no seu direito, mas eu sei q tenho um lugar especial no seu coração

    Desculpa o testamento mas saiu :)

    felicidades!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Maria!!
    Esse tema de contarmos a verdade ao nosso filho, é abordado muito frequentemente, até porque as opiniões das pessoas são diferentes, para nós a idéia é a mesma desde o início, contarmos-lhe assim que tiver idade para perceber, é um direito dele!!! Se um dia mais tarde, ele quiser conhecer a familia biológica, nós apoiaremos e ajudaremos no que for necessário, é natural que tenha curiosidade...
    É claro que nem todos concordam, mas todos têm direito á sua opinião!!
    Beijinhos para vós e obrigada pela tua mensagem, é sempre um gosto ler-te!!
    Ana Dias

    ResponderEliminar
  3. Parabéns amiguita!!!
    São momentos que ficarão para sempre registados na vossa memória e nos vossos corações.
    Desejo-vos as maiores felicidades.
    Um bj enorme
    susana pina

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Susana,
    Muita saúde e felicidade para vocês!!
    Que tenhas um resto de gravidez calma e serena, para que a Martinha nasça numa boa hora!!!
    Beijinhos
    Ana Dias

    ResponderEliminar
  5. Minha Querida Amiga do meu Coração!!!!

    É com muitas lágrimas que escorrem pelo meu rosto e algumas pausas que tive que fazer para te ler...

    Passei aqui logo no dia 23...li um pouco mas esse dia foi mau para mim e não consegui terminar de ler porque me lembrei do tempo que passei na instituição e dos pais que não me levaram...

    Hoje decido voltar aqui e junto com o meu Amor li para ele com muita emoção a tua partilha...

    Só tenho uma coisa para te dizer: BEM HAJAS AMIGA!!!! Pelo Coração Imenso de AMOR que tens...que têem...capaz de aceitar todas as dificuldades e superar cada uma delas que se apresentaram desde o início nesta jornada...apenas com um Sentimento...aquele que é capaz de Mudar o Mundo...O AMOR!!!!

    Obrigada Amiga por seres capaz de Amar assim, sem vacilar, sem reservas, sem pensar em desistir...de facto não é para todos esta prova...

    Hoje Felicito-vos por todo este Amor que partilhas e tenho a certeza que o Vosso Filho Amado é Imensamente Feliz com os pais que tem...

    Sinto-me comovida porque me identifico com ele...sim...com as mesmas atitudes normais de "medo" de ser rejeitado...

    Acredita Amiga que vais ser imensamente Amada e Protegida por ele para toda a vida, pois o Amor que vos une é muito muito grande e muitas vezes maior do que o "Amor" que existe entre pais e filhos que os têem porque...olha amiga porque nascem...vão nascendo e vão vivendo por ali...sem afecto e sem nada...muitas vezes com muitos bens materiais que não compensam nunca a falta de Amor...vivem uma vida de futilidades...sei do que falo infelizmente minha Querida....

    Desejo para vós toda a Felicidade do Mundo...o Futuro a Deus pertence, mas sei que o vamos construindo com as nossas atitudes a cada dia que passa e tu tens todas as que prometem um Futuro Imenso de Amor e Carinho...

    ADORO-TEEEEEEEEEEEEEE
    Obrigada Amiga pelo teu Testemunho de Amor que partilhas com quem te conhece...

    Um Enorme Beijinho para vós e um Muito ESPECIAL para o Vosso Filho Lindo e Amado!!!!

    ResponderEliminar
  6. Minha querida amiga mjm,
    Agora foi a minha vez de chorar ao ler as tua palavras, chamei o meu marido para ler-lhe e a minha voz falhou, foi ele que teve de terminar de ler a tua mensagem... e aproveitou para ler a minha mensagem, porque ele ainda não a tinha lido, para perceber melhor...

    Tu és de facto alguém muito especial, meu Anjo, tens um coração tamanho do Mundo!!!!
    Alguém que merece tanto ser feliz, ser abençoada com o dom de ser mãe (tu já o és, minha querida), de ter saúde, para realizares todos os teus sonhos e continuares a ajudar os outros, com a tua bondade e grandeza de alma...

    Também adoro-te, meu Anjo na Terra!!!

    Mil beijinhos doces para vós
    Ana Dias

    ResponderEliminar
  7. Um Grande Beijinho Minha Doce Amiga...
    Eu Adoro-te Muito e desejo que sejam Imensamente Felizes :)))

    Um Xi Apertadinho do tamanho da nossa Amizade!
    Um dia vai ser real este Xi Apertadinho :)))

    ResponderEliminar
  8. Amiga,
    Prometo-te que assim que formos a Lisboa, que haveremos de encontrar-nos e conhecermos-nos!!

    Outro Xi apertadinho para ti, meu Anjo!!!

    ResponderEliminar
  9. Adorei ler este vosso percurso. Deve ser único viver os nossos filhos e apaixonarmo-nos por eles a cada dia que passa mais um bocadinho!
    Muita saúde para que o possam ver crescer feliz e saudável!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. É sim, minha querida e tu muito em breve terás oportunidade para o viveres plenamente, com o nascimento do teu bebé!
    Espero que esteja tudo bem convosco!
    Muito obrigada e igualmente para vós!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Minha Querida Amiga...

    Terei Muito Muito Gosto em te Abraçar...vos Abraçar :))))
    Beijinhos Grandesssssssssssss

    ResponderEliminar
  12. Minha querida amiga e parceira de Maternidade, venho deixar-te um grande beijo e continuação de felicidades aos Três

    Susana, Edgar e José

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada, minha querida Susana, igualmente para vocês!
    Beijinhos para vós!

    ResponderEliminar
  14. Minha Querida Amiga,
    Passei apenas para te deixar um Grande beijinho para vós...
    Adoro-teeeeeee

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
    Muitas Felicidades!!!
    Beijinhos Grandes e que passes um dia Muito Feliz...
    Beijinhossssssssss

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigada, meu Anjo na Terra!!!
    Beijinhos grandes para ti

    ResponderEliminar
  17. És ESPECIAL...
    Não te consegui ligar...reza por mim...
    Beijinhos Grandes para vós :)))

    ResponderEliminar
  18. Obrigada pelo teu carinho no meu blog, tenho um carinho especial por vocês, por tanta coisa que nos une apesar das distância que nos separa... E há pessoas dos blogs q estão sp no meu coração, que me deixem mensagem ou não e tu és uma delas...

    Bjs e aguardo novidades vossas :)

    ResponderEliminar
  19. Maria Pereira,
    É uma querida, muito obrigada pelas tuas palavras!!!:)
    Beijinhos
    Ana Dias

    ResponderEliminar
  20. À minha querida amiga mjm,
    Um grande beijinho no teu coração, meu Anjo na Terra
    Ana Dias

    ResponderEliminar
  21. Senti Saudades tuas, vim deixar-te um Beijinho minha Querida Amiga...
    Tudo de Bom para vós...

    ResponderEliminar
  22. Também tenho saudades tuas,meu Anjo na Terra
    Continuo sem o meu computador em casa
    Beijinhos grandes para ti amiga

    ResponderEliminar
  23. Olá, vi um comentario seu falando algo sobre olho preguiçoso, tbm estou lidando com isso. Se quiser me conhecer mais e trocar informaçoes, entre no meu blog, Prazer te conhecer, cris
    http://olhopreguicoso.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  24. Olá Cristiane,
    Já encontrei o seu blog e já comentei.
    Obrigada pelo seu comentário!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Tudo vai dar certo para nós. Tenho um cunhada que mora em Portugal. Obrigada pela visita< vote sempre que quiser. Sempre vou colacar post relacionados com o olho preguiçoso. Bjo, Cris

    ResponderEliminar